segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festuern / FESTIVAL DE TEATRO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RN.


                                


 A cada ano o festival da universidade do Rio Grande do Norte se consolidada o maior festival de teatro do estado. Na 8º edição o FESTUERN traz como arte homenageada o cinema, e junto uma figura de extrema importância para o Rio Grande do Norte na 7ª arte, a cineasta Jussara Queiroz, uma ilustre pouco conhecida no seu próprio estado, tendo inclusive uma mostra de seus filmes recusada em uma edição do FestNatal. 

Foto da internet / Jussara Queiroz /  cineasta
Uma militante que no ano de 1970 em plena ditadura desafiou os argumento dos “grandes” que alegavam falta de equipamentos para dar continuidade ao curso de cinema, foi contra o fechamento do curso de cinema da UFF (Universidade Federal Fluminense) e, manteve-se firme no propósito de reverter o fechamento do curso, esse movimento surtiu efeito e evitou o cancelamento do curso.


A cena é retratada no filme "O vôo silenciado do jucurutu", vencedor do “DOCTV III-2007”. Outra produção da Jussara é  “Boi de Prata”, de Augusto Ribeiro Júnior. E que ganhou o Prêmio do Júri de uma agência francesa pelo documentário “Um caso de vida ou morte”, de 1985, que trata da desnutrição infantil. Um pouco antes, outro documentário seu, “Acredito que o mundo será melhor”, sobre conflitos de terra, filmado em Pernambuco e na Paraíba, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional e teve proibida a sua exibição, sob o argumento de que “incitava a luta de classes”. É o filme mais premiado de Jussara Queiroz.  Uma das características que mais agrada em “O vôo silenciado do jucurutu” é a descrição da “personagem” Jussara Queiroz. Uma pessoa lembrada pelos seus pares pela “militância” pelo cinema, pela escolha desse meio como forma de luta pela reflexão. Jussara fazia assistência de direção, roteiro, still, edição. Primava pela estética do filme, valorizava a atuação. Conta uma de suas amigas que desde que a garota de Jucurutu entrou na faculdade, não comprou nada que não fosse com dinheiro do cinema. Tanto que em outro depoimento, uma colega relata que era necessário “se entregar” para fazer fazer filmes com Jussara. Não havia conforto, locações favoráveis, não havia dinheiro sobrando. Tal capacidade de criar soluções inteligentes para filmar em condições adversas lhe rendeu um convite para ir aos Estados Unidos dar uma palestra a estudantes de cinema – uma turma do Spielberg – sobre o processo de filmagem no mangue para o filme “A árvore de Marcação”. Essa potiguar natural da cidade de Jucurutu/RN será enaltecida e reverenciada a cada apresentação dos espetáculos que passaram pelo palco do teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró a partir do dia 07 de Maio, onde, de fato deverão acontecer as primeiras apresentações do FESTUERN, Já Neste domingo dia 06 de Maio as 19:30 horas no teatro Dix-Huit Rosado acontecera a cerimônia de abertura do FESTUERN, uma grande festa com presenças de autoridades e artistas e componentes dos grupos escolares.  “... O Festuern, como uma proposta de se educar através da arte, tem, inegavelmente , atingindo grande sucesso, pois os números de participante são milhares de estudantes. Em quase uma década, muitas pessoas se dedicaram e ainda se dedicam á realização do que hoje é o maior evento fundamentado na união entre a cultura e a educação,do estado...” avalia o Prof. Francisco Vanderlei de Lima, Pró reitor da UERN. 

As vozes que ecoou no ares


O texto é uma reflexão das lutas travadas entre os grandes proprietários de terras que detém a maior riqueza agrária do pais, enquanto milhões de pessoas mendigam por um pouco de terra, essa disputa levou varias pessoas a sacrificar suas vidas em prol das massas necessitadas, uma das figuras marcantes dessa luta é irmã Dorothy Stang. O texto traz o grito de dor e de revolta de tantas outras pessoas que se sacrificaram e ficaram impunes, mas seus exemplos de luta ecoam pelo mundo afora. 


A peça traz um conteúdo de luta social, fazendo com que os alunos se interessem e desenvolva suas opiniões, fortalecendo a ética e coerência de se fazer justiça por igual entre as diversas classes sociais. 


Com o apoio da prefeitura Municipal de São Rafael através Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, o espetáculo foi montado na escola Escola Municipal Francisco de Assis de Souza. 
Tendo um processo de construção diversificada na elaboração das cenas, muito debate e vídeos foram apresentados aos alunos como forma de laboratórios para ajudar na composição cênica do espetáculo, as cenas iam se fortalecendo na medida que avançamos na construção coletiva, uma experiência bastante enriquecedora, pois a maioria dos alunos não tinha experiência com o teatro.

acabamos nos moldando e nos reciclando, no final , apresentamos o espetáculo a um grupo de alunos que incrivelmente captou as nossas mensagens. 

Criar um espetáculo com a temática tão dramática e dura, cruel por si só, foi difícil, mas muito prazerosa porque juntos nos solidarizamos com a dor do outro e no final de todo o processo estavamos juntos unidos e aslagrimas naturalmente ja faziam parte da cena , da vida, ofoi apresentar para o publico mossoroense um espetáculo que trazia muita emoção, comoção e um grito de apelo, resultado, aplausos em cena aberto. A tirinêt, artes e Entretenimento se orgulha por mais um trabalho bem sucedido, tudo graças a parceria e muito trabalho de pessoas que se dedicaram ao projeto.

Deu a doida na vovozinha!

                                                    
Deu a doida na vovozinha é um espetáculo que conta a historia de uma linda menina que é submetida a  diversos tipos de exploração, o trabalho infantil é uma delas, a Estória que tem no conto da chapeuzinho vermelho a linha de adaptação para montagem do espetáculo, infelizmente essa ESTÓRIA , é uma história bem real da realidade das crianças envolvida no espetáculo, foi difícil a mudança e transformação de ideias pre estabelecidas nos país. "criança tem que trabalhar desde cedo para ajudar no sustento", uma das frase mais ouvida por mim. 
                                         

A situação social das famílias é o grande fator de contribuição para o índice desse abuso. Aos pouco fomos mostrando pontos negativos que as crianças adquiriram durante o trabalho, um ponto negativo é o afastamento das crianças da escola, e , foi , justamente esse motivo que mais dificultou a montagem , as crianças tinham uma defasagem muito grande na leitura e o texto era dito oralmente para que algumas pudessem decorar o texto, ao longo do processo de construção do espetáculo tivemos avanços nessa areá, as crianças se apaixonaram pelo texto, talvez por ter na chapeuzinho vermelho uma admiração lúdica, essa foi a nossa arma de conquista, foi difícil, penoso, e muito dolorido, porque alem de todas essas dificuldades tivemos que superar as barreiras da marginalidade que todos sofríamos, por talvez estarmos num bairro periférico. 
                                                  

A criminalidade que as crianças sofriam e testemunhavam era uma das principais barreiras para os nossos ensaios, um fato que me lembro bem foi a adiamento do ensaio em 2:00 horas por motivo de troca de balas entre dois indivíduos. o mais importante é que juntos vencemos essas barreiras e que as crianças que persistiram na mudança e acreditaram em si próprias, tiveram uma experiencia unica na vida, concerteza serão crianças que farão a diferença por te tido a capacidade de enxerga um futuro livre das drogas e do aprisionamento social.  O espetáculo estreou dia 11 de Maio de 2012 no teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró/ RN, no festival de teatro estudantil da Uern. A emoção maior ficou por conta das expressões e apelos dos alunos em continuar a ensaiar, mesmo sabendo que seria difícil ter outra oportunidade como aquela de estar num palco com os refletores direcionadas a elas, o meu incentivo é que a escola continue desenvolvendo o teatro como fator educacional dentro dos projetos didáticos, senti -me tão feliz por ter proporcionado um momento de gloria na vida dessas crianças e ter deixado o gostinho de quero mais, como um sopro de esperança, uma fada madrinha que chegou e abriu os caminhos trilhados pela criminalidade do  passado, agora, já não são mais seus heróis o bandido da esquina que morre com uma arma na cintura, como na musica, "ai neguinho vou sentir saudades de você", musica favorita deles, agora seus heróis são os meninos de rua que lutaram para sair da miséria que os calavam.
                                  

Nomes como Augusto Boal, Brecht e tantos outros mestres do teatro que eles puderam ter acesso mesmo que por vezes eram de relance, mas no final acebaram absorvendo para sim o pouco que aprenderam, o teatro surge como divisor de águas na vida intelectual dessas crianças, claro que no futuro elas irão ter mais discernimentos das técnicas usadas para a composição dos seu personagems, mais isso é uma outra história. que as asas da esperança e o sopro da arte sejam seus guias para vida toda.

MERDA A TODOS NÓIS...
                                                        

Binha deixará o Forró do Muido e Felipe Lemos assumirá a banda



   

Como já tinhamos divulgado agora estar confirmado, Binha Cardoso realmente estar deixando o Forró do Muido a previsão do mesmo continuar na banda é até o fim de Junho.Essa noticia se confirmou depois que Felipe Lemos atualmente nos vocais do Forró na Xêta divulgou no seu show em Campina Grande que estar deixando a banda para assumir os vocais do Forró do Muido.

Agora não sabemos como ficará a situação de Elayne Tyne no Forró do Muido pois ela se desligou do Forró na Xêta depois de um desentedimento com Felipe Lemos. Agora é só aguardamos para ver se o Muido será formado por Márcia Fellipe, Felipe Lemos e Elayne Tyne ou apenas por Márcia Fellipe e Fellipe Lemos.

Por: FPB

Postado por A Hora do Forró


Calcinha faz campanha na internet para participar de novela

                                 

Os fãs da Calcinha Preta fizeram uma campanha no facebook pra que a banda venha a participar da novela Cheias de Charme cantando ao lado da estrela Chayene (Claudia Abreu).
A campanha começou na tarde de ontem (03/06) e ja passam dos 90 compartilhamentos e 20 curtir.
Confiram aqui a campanha

 

Por: Kaká D Irará

Postado por A Hora do Forró